sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

5 tendências importantes para 2008

É fim de ano, né, amigos (a gente a-do-ra listas de fim de ano). E como todo mundo,estamos também já tá de olho no ano que vem. A revista Fortune preparou, nesse mesmo clima, uma lista com cinco coisas que já estão bem em volta da gente desde agora e que devem permanecer ‘causando’ em 2008 - e essa revista tem toda uma abordagem econômica e tals, mas as escolhas deles fazem super sentido! Aproveito pra separar algumas dicas de blogs amigos também!Lenços

Étnicos, palestinos, estampas de bicho, florais, seda.Todos lindos e atuais!E continuam forte no inverno.Encontrei esse vídeo ensinando amarrações legais de cachecóis e pashminas, e todos os truques servem pra lenços também. A Gloria Kalil também fez um vídeo bem bacana com mais jeitos de usar. Ainda tem aqueles lenços menores e mais molinhos, e são peças bacanas pra se comprar nas grifes amadas (porque são menos caros e quase todo mundo pode!). Lenços é um acessório super acrescentador de estilo e especialmente agora no verão é chiquérrimo usar no cabelo.

Transparências

A Prada desfilou, o Karl Lagerfeld desfilou e o Marc Jacobs também - é um super indicativo que todo mundo (lojas, vitrines, novelas) vai reproduzir, de todo jeito, né? Na Fortune diz que vai ter de um tudo: organzas, chiffons, sedas. Acredito nos algodões fininhos, nas gases e nos tricôs tão tããão leves que ficam transparentes também - que esses tecidos carregam a transparência velada nos looks informais (e nos de calorzão!), não é mesmo? Só tenho medo das calças transparentes acontecerem na vida real nessa mesma onda.

Essa é bem pros meninos, mas menina também pode (claaaro!): em maio a febre começou e teve seu boom em julho, juntamente com a febre das camisetas (Adoooro camisetas). Que antes tênis era só tênis e pronto, tudo nike ou adidas ou semelhantes. Mas esse ano a cultura ’sneaker’ super bombou: abriu loja da Vans em SP, o Justin Timberlake instituiu o combo tênis + terninho (super bofe gringo e estiloso!) e as marcas mais legais já investem na produção dos seus próprios modelos, tipo os do Marc Jacobs e os da Osklen e os do Alexandre Herchcovitch. É pra gente prestar atenção mesmo, que os tênis são quase artigo de luxo, não é mesmo?


Tecidos tecnológicos

Esses tecidos cheios de propriedades e funções e facilitadores de vida estão mais e mais perto de saírem da passarela pra vida real de verdade. E não só esses que abraçam, ou que refrescam e aquecem, ou que protegem de raios solares e tals, mas também os que acrescentam elegância na aparência - com cara de emborrachados, plastificados, mas super leves. Aqui tem aparecido muita tecnologia no desenvolvimento de tecidos ecologicamente corretos, já nas lojas da Osklen e da Redley (e no SPFW da sustentabilidade todo mundo fez, né?). Então contamos com essa ‘tendência’ pra encher os nossos guarda-roupas no ano que vem com pecinhas cheias dessas propriedades maravilhosas, anti-cheirinhos, anti-bactérias, anti-queimaduras e anti-chatice. Diz que vai ter montes e montes de neoprene numa coleção especial (!!!) no próximo SPFW. É tecnológico, né?

Lojas-experiência

Essa eu adoro e já quero que seja estabelecida como regra (e não só como tendência) há tempos! Os pontos de venda não podem mais ser só pontos de vendas, a gente quer maaaais. Consumidor não quer só comprar por comprar, quer viver experiências, quer se divertir, quer deixar o olho brilhar e se identificar com a essência da marca que está comprando. Tem que ter emoção, tem que ser mais que loja apenas, que consumir não é comprar imediatamente: tem que contar história, tem que ajudar o consumidor a sair da rotina dele e tem que ter autenticidade pra fazer ele consumir de verdade, com frequência e durante muito tempo. Queremos mais lojas com salão (de beleza mesmo!), lojas com comidinhas, lojas com arte e intercâmbio de produtos. Já pra 2008, tá bom?!??

Fernanda Rocha

Nenhum comentário: